quinta-feira, 31 de março de 2011

Como lidar com a decepção...

Decepção



Em meu singelo léxico mental, decepção é o sentimento resultante e esperado da expectativa excessiva e não concretizada sobre um evento ou atitude de uma pessoa.
Acredito que a maior dor da decepção não é fulano não ter feito o que você esperava dele, é ter que lidar com o fato de que foi você quem ficou esperando demais.
Acho até poético que esperança seja prima do  verbo esperar. Simples assim: a decepção é filho da esperança-de-alguém que esperou sobremaneira algo de alguém.

Como lidar com a decepção?
Como lidar com a decepção amorosaA melhor forma é não se decepcionar, aproveite o momento emocional para reprogramar suas atitudes para não esperar nada de ninguém. Por aqui eu poderia parar, mas como isso leva a segunda pergunta:

E como é possível não esperar nada de ninguém?

Sim, também acho difícil isso, mas pelo menos é possível reduzir isso a níveis recomendados pela OMBS (Organização Mundial do Bom Senso).
Pense comigo, você se decepcionou pois esperava que beltrano se lembrasse do seu aniversário. O papa também não lembrou do seu aniversário, tampouco o carteiro, talvez o Seu Joaquim da padaria lembrou… A primeira frase que virá em nossa mente é: mas que me importa que todas essas pessoas não se lembraram, para mim era importante que Beltrano lembrasse de mim.
Bom, qual a diferença entre o carteiro e Beltrano? Do carteiro você não esperava nada, mas de Beltrano sim. Logo, você é o causador de sua decepção não é? E isso é que mais doi na gente, somos nós mesmos que enfiamos o garfo em nossos corações.
Pergunte-se mais, por que é importante que Beltrano lembre do meu aniversário? Algumas respostas poderiam ser:
  1. Por que assim ele mostra que se importa.
  2. Porque quem ama lembra
  3. Porque eu sou tão carente de atenção que se não lembrarem do meu aniversário isso reforçará a minha baixa auto-estima me fazendo sentir a última das criaturas.
Para a resposta número um: e por que é importante que ele se importe?
Para a resposta número dois: você ama tudo o que lembra?
Para a resposta número três: ah… você entendeu né?

Dependa mais de você e menos das pessoas, seja financeiramente ou emocionalmente. É mais fácil você fazer o que sempre fez e eventualmente ser agraciado por alguma atitude de outrem que lhe agrade do que ficar paranoicamente esperando que as pessoas ao seu redor lhe agradem sempre.

 Beijos meninas lindas do meu coração.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi flor achei seu blog nos blogs de amigas estou te seguindo estou na luta pra fazer a bariátrica já estou com todos os laudos em mãos só falta as 5 sessões de fisioterapia respiratória Deus é conosco bjus

    ResponderExcluir
  3. Olááá =)
    EU estou novamente criando um blog rrs
    Pois é, mesma temática, qs mesmo tudo!
    Olha, eu estava lendo o seu blog e vc fala muito de decepção. Vc está CERTÍSSIMA qnd diz pra gente depender mais da gente e menos dos outros!
    Nos frustra MUITO qnd alguem nao faz o que a gente espera!

    Olha, espero que possamos nos ajudar em muitas coisas!
    O que eu acho pra mim dificil, vc poderia achar fácil, e coisas que pra vc são dificil podem parecer fáceis pra mim...
    Nao vamos deixar isso desviar de objetivos, pois cada caso é um caso e sei q pra vc muitas coisas sao dificil, assim como tem coisas q sao dificilimas pra mim...
    Tenho 77kg.
    Cegar aos 60 tá sendo DIFICÍLIMO! Acredite ='(

    Vamos torcer pos nós, pois o nosso sucesso só depende de NOS e nos irems vencer \o/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Amiga...
    Mude sempre...
    vc é especial e sabe disso!
    Acredite em si mesma sempre, você é a melhor pessoa para se cobrar e para se amar.

    Beijos e obrigada por me visitar.

    ResponderExcluir
  5. Juh a melhor maneira que eu encontrei de saber lidar com a decepção, é sempre me preparar pra ela, sempre me preparar pro pior, porque ai o que vier de bom é lucroo!

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  6. Linda deixei um selinho pra você lá no meu blog tá!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá menina, achei teu blog e tbm to na caminhada pela bariatrica, só falta a liberação do plano. Li somente tres post teus e vi pelo o q vc está passando, as vezes me sinto assim, as vezes não, muitas vezes, acho q parte do problema está em nós, nossa bendita auto-estima, segurança seja lá como chamam, quando ela está em baixa nos causa um problema danado, nada presta, ninguem gosta da gente, nossos companheiros estão nos destratando. O negocio é: cuidar de nós, todos me falavam isso , fui parar no psicologo por conta disso, sabe o que ela me disse pra eu cuidar mais de mim, pensar mais em mim e depois o outro....Tudo o que já me diziam... Gostaria de falar mais mas o espaço...

    ResponderExcluir